------

sexta-feira, 27 de março de 2009

A FIGURA DO PAI

"E vos, pais, não provoqueis
à ira vossos filhos, mas criai-os na
disciplina e admoestação do Senhor. "
(Ef. 6:4)
Quando os pais proporcionam aos filhos uma educação sólida e esmerada, mas paralelamente lhes oferecem péssimos exemplos, é a mesma coisa que dar-lhes alimentos nutritivos com uma mão e, com a outra, veneno! Sim, "o exemplo é um idioma que todos os homens podem compreender..."
Peter Marshall costumava dizer: "Se não és cristão no lar, nunca serás em qualquer outro lugar!" E mais: "Se o lar falhar, a nação estará condenada. A queda da família determinará a bancarrota do país!" E Bernard Shaw, o grande escritor do nosso século, afirmava: "A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias puras da família!"
"Não é a carne e o sangue, e sim o coração que nos faz pais e filhos." (John C. Schiller) E o educador William James afirma: "Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo."
O filósofo grego Pitágoras (séc. VI a.C.) já proclamava: "Eduquem-se os meninos, e não será preciso castigar os homens!" E o insigne evangelista Phillips Brooks advertia: "Se não conquistarmos os nossos filhos hoje, eles quebrantarão os nossos corações amanhã!" O orador Cícero assegurava: "O filho respeita o pai por obediência; o pai deve respeitar o filho por dever!" O pensador John Shed certa vez afirmou: "É muito comum que pais ricos sejam pobres!"
O valoroso cabo de guerra general Douglas Mac Arthur, herói da Segunda Guerra Mundial, afirmava com ênfase: "Por profissão, sou soldado e fico lisonjeado por esse privilégio. Mas, sinto-me infinitamente mais orgulhoso em ser pai!"
O livrinho A juventude é uma parada preconiza: "Ensine uma criança a ficar adolescente; um adolescente a se tornar jovem; um jovem a se tornar adulto. Depois disso, ele saberá envelhecer, graciosamente..."

Por outro lado, Billy Graham lembra, com excelsa ternura: "Quando leio a emocionante Parábola do Filho Pródigo, nunca posso esquecer que foi a influência de um Lar Distante e de um Pai Perfeito que permitinim a volta e a recuperação daquele jovem andrajoso!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário